Existem coisas que mudam de nome mediante o local onde estamos. O exemplo mais engraçado para mim é o Lanche. Especialmente o misto. A Sul é conhecido por Merenda, mas pela zona Norte é o nome de Lanche que impera. Basicamente são sinónimos, e ambos pretendem mostrar a melhor altura para o comer. Ali entre o almoço e o jantar. Ao final da tarde quando a fome aperta.
Se olharmos bem para o Lanche (sou transmontano, por isso o nome do norte vai dominar). A sua massa é levemente doce, e o recheio de queijo e fiambre fazem com que seja a sua simplicidade a rainha do sabor. Como é feito no forno, o queijo derrete ligeiramente, conferindo-lhe uma textura mais aveludada. Isso em combinação com a massa fofa e com o sabor salgado do fiambre fazem desta iguaria uma boa opção para quando o estômago dá horas.
Encontra-se por todo o lado. Com mais ou menos defeitos. Em pastelarias e cafés. Em cantinas e bares de escola. Está bastante presente na nossa vida, mas acabamos sempre por o ignorar. Porque se tornou banal. E temos essa tendência de esquecer o que se torna banal. Foi massificado. Foi congelado e servido em doses industriais. Mas por vezes tenho uma surpresa e encontro numa qualquer montra, um exemplar com bom aspecto. A massa tem de estar fofa. Não pode estar queimado, mas deve ter tons dourados que vão do amarelo ao castanho.
Nestas alturas tenho de fazer a prova. Nem que fique com uma desilusão. Mas tem de ser. Esta mania de foodie de encontrar exemplares perfeitos das comidas que nos rodeiam. A vontade de encontrar algo que se possa partilhar. Uma descoberta de orgulho. E acima de tudo de sabor.
Este belo exemplar foi encontrado num café no Porto. Perto da Boavista. Ali no cruzamento entre o Hospital Militar e o HPP da Boavista. E foi o acaso que me levou até lá. Provado ontem, hoje foi dia de passar lá outra vez para ter a noção do real sabor. Confirma-se. Este é um bom exemplar.
Não dá para abusar. Deu para o meu almoço e manteve-me bem a tarde toda. E olhem que sou pessoa de sustento. Conhecem bons sítios? Também têm destas procuras pela perfeição?
Eu ainda me lembro do episódio: eu, alfacinha de gema, no bar da Católica do Porto a pedir uma merenda mista… 🙂
Adooooro uma boa merenda mista com uma meia de leite. 🙂
eu em Braga a fazer tempo para o comboio, fui a um café perto da estação e vi umas merendas mistas com bom aspecto (um aspecto nortenho!!!) e pedi:
– Um café e uma merenda mista, por favor.
Desculpe mas não sei se tenho, venha lá dizer o que é!!!!
Ah isso! Um lanche!
Muitos parabéns pelo blog Rodrigo!
Votos de muito sucesso.
Por aqui é Merendinha! (Parabéns pelo Blog!)
No Porto é lanche!
E se foste ao sítio que eu penso, tem óptimos lanches.
E já agora, na busca do cachorro quente perfeito, aconselho a cervejaria Gazela (casa Gazela), ao lado do Teatro Nacional S. João, no Porto. São imbatíveis!